Domingos

Há quem os ame e quem os odeie. Sendo sábado o dia de limpezas e arrumações o domingo ganha a beleza do dia da planificação da semana que se avizinha. Tem ainda o lado do descanso (o possível com uma criancinha de 2 anos), do passar tempo delicioso em família, mas nestes dias chuvosos ganha ainda mais sentido uma das minhas tarefas de domingo favoritas: ver livros e revistas de receitas para planear os jantares da semana.

E sim, é bem verdade que na net há de tudo, também podia ver receitas num lindo site (há tantos tão bons) mas é mais uma coisa de dias de semana. Mas os livros, o papel tem qualquer coisa de especial. Estamos mais próximos da comida numa fotografia impressa, até o papel tem cheiro, às vezes, as revistas até já têm uma nódoas da última receita é isso torna a pesquisa muito mais vivida. Ao domingo pego nas revistas e fico a folhear enquanto planeio compras, imagino os sabores da próxima 3a ou 5a, e é como se estivesse a planear os prazeres da semana através da comida.

A semana ganha de repente uma aura de sessões de paladares experimentais e sedutoras em vez da carga negativa ‘lá vem segunda’. Nós os latinos temos esta ligação às pessoas através da comida, esta coisa de nutrirmos os nossos afetos, literalmente.

O que de melhor têm as mudanças de estação é a novidade da utilização das roupas adequadas e das receitas apropriadas. Mas de todas as épocas do ano, o outono é aquela em que dá mais prazer cozinhar, comer e pensar em comida. É a natureza a preparar-nos para o frio do inverno… Venham os marmelos, castanhas, diospiros, e esta semana temos espaguete com frango na panela (uma receita de pasta-in-a-pot levado pelas comunidades italianas estabelecidas nos EUA e é o exemplo perfeito de confort food). É tal e qual assim como o título:

ingredientes (serve 4):

.esparguete para 4

.2 peitos de frango

.1 chávena de tomates cherry

.2 chávenas de cogumelos frescos laminados

.2 chávenas  de folhas de espinafres

.azeitonas sem caroço a gosto

.pinhões a gosto

.orégãos a gosto

.sal e pimenta q.b.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes, exceto os pinhões e os orégãos, numa panela com tamanho suficiente, partir o esparguete ao meio se desejar. Deitar água até cobrir e tapar. Levar a lume médio até todos os ingredientes estarem cozinhados (deitar mais água durante a cozedura se a massa ameaçar pegar no fundo, ou baixar o lume). Servir e deitar pinhões e orégãos a gosto. ❤️ Boa semana!

Anúncios

Também quero dizer uma coisa

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s