(Divertida)mente

É o filme ‘Inside Out’ no título original, uma animação da Pixar trazida pela Disney no verão de 2015. O filme é de facto genial, complexo e profundo. Tão típico da capacidade imensa da Pixar, o público alvo são aparentemente as crianças, mas os adolescentes adoram, os pais entendem a mensagem e até os avós acham graça.

SPOILER ALERT!!! Vou falar de e dos conteúdos do filme a partir daqui. Quem quiser ser surpreendido no mesmo, não leia o resto deste post.

É sem dúvida um filme sobre a ‘mente’. Não tenho a certeza que seja ‘divertido’, mas personifica os nossos principais sentimentos, passando-se na nossa mente, neste caso especificamente na mente de uma miúda até aos seus 12 anos mais ou menos. São eles, segundo esta interpretação a alegria, o nojo, o medo, a raiva e a tristeza. Ao longo do filme sentimos que é a alegria que comanda todas as operações na mente da miúda, e ao vermos momentaneamente a mente da mãe percebemos curiosamente que é a tristeza que controla as operações, e no caso do pai, a raiva. A grande missão do filme é que a alegria perceba que a miúda, em cuja mente habitam, precisa da tristeza tal como da alegria, e que ter memórias tristes não a fará infeliz, mas dar-lhe-à capacidade de sentir. Durante todo o filme assistimos então à penosa luta da alegria para afastar a tristeza até à sua percepção de que só a tristeza poderá salvar a miúda do estado em que se encontra.

É um filme lindíssimo, um pouco angustiante, triste e enervante pois os objetivos parecem ser difíceis de atingir. Um pouco  bastante como na vida real. O filme é tão brilhante que desde aí que imagino os meus 5 personagens internos a reagir aos momentos da minha vida. É aliás, muito interessante o facto de os personagens da miúda serem uns femininos, outros masculinos, com fisionomias diferentes, e por exemplo os sentimentos da mãe serem todos idênticos à imagem da mãe e os do pai a mesma coisa. O facto de os sentimentos da miúda serem tão difersificados permite-nos imaginá-los dentro de nós, pois não são personalizados.

Ficou absolutamente claro também, qual era o personagenzinho que comandava as minhas operações. O medo. Aquele bonequinho roxo que de cada vez que é preciso pensar nos imponderáveis de atravessar a estrada traz uma pilha de 3 resmas de folhas com possíveis (terríveis) consequências. Aquele homenzinho que se veste muito arranjadinho e que está sempre a roer as unhas. É o meu ‘operational controler’ e de repente isso ajudou-me a entender muita coisa.

Tenho a sensação de que quando a minha filha nasceu entre a alegria que pulava em mim, o medo meteu-se ao comando, comoveu-se e disse, ‘é a coisa mais linda que alguma vez vimos. Tenho de a proteger para sempre.’ E pimba, arranjou a cadeira maior para si e ficou a mandar em todos. A sensação de que a coisa mais preciosa que eu tinha estava pela primeira vez fora de mim. Esse sentimento foi avassalador e ainda não o consegui superar completamente. Por isso esforço-me por persegui-lo, tentando compreendê-lo na tentativa de lidar melhor com o medo.

Até naquilo que aceitar implica trabalhar com isto em vez de lutar contra isso. Torna-se mais eficaz. Já o Z. tem a raiva a comandar as operações. Os outros bonequinhos estão permanentemente a ver imagens do instagram, so aquele é que se mantém acordado. A minha filha tem o nojo. Está sempre a recusar a comida e a dizer não a tudo o que se lhe propõe. Vá lá que também solta umas boas gargalhadas e essas até arrastam pelo menos umas duas resmas de medos da minha mesa de operações. E é isso que me vale, o meu ‘medo’ ficou deliciado com a ‘alegria’ da minha filha, desde o primeiro dia que se conheceram. E quando ela me dá a mão, tenho força para enfrentar todos os medos.

4 thoughts on “(Divertida)mente

    • Oh é espetacular, acho que vale muito a pena, e que ainda por cima se adequa a todas as faixas etárias da família 😊 acho que já vi anunciar no canal ‘cinemundo’. Se não estreou ainda deve estar quase.

      Beijinhos

Também quero dizer uma coisa

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s